Rotunda da Boavista – Um marco na paisagem

Rotunda da Boavista – Um marco na paisagem

Numa das zonas mais movimentadas da cidade, este é um espaço de tranquilidade, mas também de diversão em ocasiões especiais.

O Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular, colocado no centro do jardim, é um ponto de referência na cidade, podendo ser avistado de longe. Mas o jardim da Praça Mouzinho de Albuquerque, vulgarmente designada como Rotunda da Boavista, é também um local de lazer há muitas décadas.

O jardim, datado do início do século XX, foi criado em torno do monumento, um projeto do escultor Alves de Sousa e do arquiteto Marques da Silva. É formado por uma coluna de granito de 45 metros de altura, tendo no topo um leão peninsular a abater uma águia napoleónica. Na base estão esculturas de soldados.

Ainda antes da construção do jardim, este era um local onde se realizavam feiras, mas também touradas ou corridas de bicicletas. Uma tradição que se mantém, já que a Rotunda da Boavista continua a receber carrosséis e outros equipamentos de diversão em ocasiões como o Natal ou o São João.

Camélias, liquidâmbares e tílias são algumas das espécies existentes, mas o grande destaque são as centenárias palmeiras da Califórnia, classificadas como de interesse público.

(Visited 1.092 times, 2 visits today)
19 Fevereiro, 2017 /
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
No images found!
Try some other hashtag or username
Subscreva a nossa newsletter!