Diversão

Porto, um mundo de expressões
6 Dezembro, 2018 / ,

Nunca fez sentido comparar cidades do mundo ao Porto. A regalia de poder comer uma francesinha em cada esquina e de beber uma cerveja numa esplanada da ribeira é algo que todos os que aqui vivem ou nos visitam têm acesso. Mas existem detalhes que fazem distinguir aquele que é um verdadeiro tripeiro: A pronúncia singular e as expressões sem igual.

Se tivesse de dizer a primeira expressão portuense que ouvi na vida, ainda que seja impossível dizer que é verdade, teria de ser algo que ouvi no dia do meu nascimento. Era capaz de jurar que o médico ao ver o meu pai numa situação de êxtase, ter-se-á aproximado, exclamando: “Veja lá, tenha cuidado ou ainda lhe dá o badagaio. Mas o que é isto, “de lhe dar o badagaio”? É tão simples como dizer “Veja lá, que ainda desmaia”.

Mas quer outra expressão típica do Porto e que o pode ajudar na sua estadia: Jecos. Seria ofensivo tratar um cão, não sabendo o seu nome, apenas por cão. E é aí que entram as boas maneiras portuenses: todos os cães têm nome, são todos Jecos. Já sabe se ouvir dizer “CUIDADO COM O JECO” corra.

E como não há duas sem três, aqui vai uma fundamental para a sua estadia no Porto: Fino. O fino é mais do que uma simples cerveja. É um instrumento de conversa, de desculpa para combinar um programa.

Engana-se aquele que pensa que o Portuense não tem um cartão de identificação próprio. A pronúncia e as expressões do Norte, é aquilo que nos faz ser tão únicos, tão diferentes e ao mesmo tempo tão facilmente reconhecidos.

Sugestões – Marco lo Faro (Erasmus)
15 Outubro, 2018 / , ,

Nacionalidade: italiana

Experiência internacional: estágio ao abrigo do programa Erasmus+

Antes do Porto, as minhas paragens de Erasmus foram Madrid e Barcelona: duas cidades populosamente cheias de vida. No entanto, o meu tempo no Porto foi de longe o melhor que eu poderia ter imaginado. E comunidade internacional vibrante que o Porto oferece. Assim que cheguei senti-me bem-vindo e tive a sensação de que todos se conheciam ou queriam ser amigos.

 

  1. Uma sugestão de restaurante a ir no Porto

Tasquinha dos sabores (restaurante favorito)

 

  1. Um bar que é mesmo preciso conhecer

Labirintho Bar

 

  1. Um passeio a dar pelo Porto

Rua Santa Catarina para dar um passeio e ir às compras

 

  1. Um local para estudar

Livraria Lello para estudar ou para ir quando se está com falta de motivação para estudar. Este lugar inspira qualquer um a escolher um livro e começar a ler.

 

  1. Um segredo da cidade do Porto

Ponto Panorâmico desde o Guindalense Futebol Clube.

 

Sugestões – Elien Declerck (Erasmus)
15 Outubro, 2018 / , ,

Nacionalidade: belga

Experiência internacional: estágio e atualmente está a viver e a trabalhar no Porto, cidade para onde se mudou por aqui ter encontrado o seu namorado.

  1. Uma sugestão de restaurante a ir no Porto

Bira dos namorados, na Rua de Ceuta. É um restaurante que abriu recentemente, mas que já existia em Braga. É uma hamburgueria e pregaria, com uma ementa simples mas muito boa. Adoro o espaço porque está repleto de motivos minhotos com um estilo próprio e é quase tudo construído através de materiais reutilizados.

  1. Um bar que é mesmo preciso conhecer

Capela Incomum, na Travessa do Carregal, na zona de Cedofeita. É um bar dentro de uma antiga capela do século XIX.

 

  1. Um passeio a dar pelo Porto

Recomendo muito um passeio de bicicleta, junto do rio Douro, até o Foz. Há vários sítios junto da Ribeira onde se pode alugar uma bicicleta, por isso, não há desculpas para não fazer este passeio. Depois, quando chegar ao Foz, é obrigatório comer peixe num dos restaurantes!

 

  1. Um local para estudar

E-Learning Café no Jardim Botânico. Além de ser um espaço para estudar, o e-learning café também organiza vários eventos académicos e culturais. O jardim é o cenário perfeito para fazer uma pausa e um piquenique, antes de voltar a estudar.

 

  1. Um segredo da cidade do Porto

O ingrediente secreto do molho da francesinha! Ainda não descobri. O Porto tem vários restaurantes bons para comer francesinha. O meu favorito é o restaurante Santiago. Foi lá onde comi a minha primeira francesinha e fiquei fã!

Douro Academy
7 Outubro, 2018 / ,

A Douro Academy é o local perfeito para todas as suas experiências de surf e canoagem.

A academia está situada na Douro Marina, em Vila Nova de Gaia, numa das mais belas paisagens da região norte, junto ao Rio Douro e com o oceano mesmo à vista. A localização é, assim, ideal para quem pratica ou quer aprender desportos náuticos. Pode trazer o seu barco ou prancha ou alugar o equipamento da academia.

Quer seja para treinar, aprender ou passear, a Douro Academy tem disponíveis várias experiências que permitem usufruir da paisagem enquanto se pratica desporto. É possível marcar aulas de Surf, Stand Up Paddle (SUP), Surfski e Kayak Surf, bem como passeios de caiaque e SUP, ideais para apreciar a beleza das margens do Douro.

 

 

Os preços e condições de participação são explicados de forma detalhada no site www.douroacademy.com.

Informações:

Douro Academy

Douro MarinaRua da Praia, Vila Nova de Gaia

GPS: 41º 08’ 35’’ N | 8º 39’ 02” W

Tel: + 351 914 322 630

E-mail: info@douroacademy.com

Parque Oriental
21 Setembro, 2018 / , ,

É um dos espaços verdes menos conhecidos, o que o torna mais tranquilo e ideal para passear, relaxar ou praticar desporto.

Projetado pelo mesmo autor do Parque da Cidade – o arquiteto paisagista Sidónio Pardal – o Parque Oriental beneficia da proximidade do Rio Tinto e muitos dos percursos são antigos caminhos rurais, que atravessavam os campos. Este ambiente bucólico e tranquilo, em que predominam pinheiros e sobreiros, é perfeito para relaxar ou para fugir do calor nos dias mais quentes de verão.

As flores silvestres e alguns exemplares de camélias, rododendros e azáleas dão mais cor a este espaço, tornando-o ainda mais agradável para quem gosta de estar em contacto com a natureza.

Com nove hectares de extensão, este parque é igualmente ideal para caminhar, correr ou andar de bicicleta, recebendo muitas vezes iniciativas destinadas a promover a atividade física.

Alameda de Azevedo, Porto

Animaux de Porto
12 Setembro, 2018 / , ,

Laura (26) e Romain (29) vieram quase por acaso para o Porto. À paixão pela cidade juntaram o amor pelos animais, criando a Animaux de Porto, empresa que presta serviços de pet-sitting.

O casal francês, originário de Brest, na Bretanha, passou pelo Porto em férias em 2016, mas demorou ainda algum tempo até que, há um ano, decidiram deixar os empregos e a vida que tinham em França. Acompanhados pelos gatos, Pipoune e Snookie entraram no carro e, 17 horas depois, começavam uma nova vida no Porto.

Quando um dos gatos adoeceu e perceberam que o tratamento implicava que tomasse três comprimidos por dia, questionaram o que fariam todas as pessoas que tivessem animais com problemas semelhantes. E assim surgiu a ideia de criar um serviço destinado a quem tem animais e não quer tirá-los do seu ambiente quando vai de férias ou enquanto está a trabalhar.

O Pet-sitting é mais do que um trabalho, é uma paixão que começou ainda na Bretanha, quando tomavam conta dos animais de estimação dos familiares. “Trazemos uma presença especial ao animal, que tem um momento reservado para ele”, dizem, explicando assim as vantagens deste serviço, tanto para o animal como para o seu dono, que recebe mensagens e fotografias que o mantêm informado sobre o estado de espírito do seu animal. E o idioma não é obstáculo, uma vez que, para além de Francês, Laura e Romain também falam Inglês e um pouco de Português.

Informações:

www.animauxdeporto.com

animauxdeporto@gmail.com

Instagram: @animauxdeporto

Facebook: Animaux de Porto

Tel: + 351 926 857 199

Tél: +33 631 890 173

A Loja das Tábuas – Uma Expressão da Natureza
9 Agosto, 2018 / ,

Já visitou a Loja das Tábuas? Aquela que produz tábuas para grande parte dos Chefes de cozinha e que comercializa produtos tradicionais portugueses com matérias-primas nacionais e os revitaliza, com um toque contemporâneo e elegante.

Visite-a no Palácio das Artes, no Porto, e encontre dezenas de modelos diferentes de tábuas, para corte ou para servir à mesa, que poderá personalizar no momento com uma gravação a laser. Para além do pinho português, encontrará, por exemplo, tábuas em madeira de carvalho, em madeira de oliveira e ainda diversos produtos em cortiça.

Lá pode encontrar ainda outros utensílios como bancos, caixas de vinho ou produtos de cutelaria nacional.

No final, leve as suas tábuas numa embalagem em serapilheira reutilizada para completar uma experiência que valoriza a tradição e o conhecimento do passado e produz emoções no presente

Largo de São Domingos, 20
Palácio das Artes
Porto
+351222080067
https://www.lojadastabuas.pt

 

As sugestões de Maria Miguel
20 Julho, 2018 / , ,

Aos 17 anos Maria Miguel já desfilou para marcas como a Saint Laurent, Chanel e Isabel Marant. A carreira – que tenta conciliar com os estudos – faz com que viaje muito, mas o Porto é a sua casa.

A paixão pela cidade é assumida e ainda recentemente dizia, numa entrevista a um jornal português, dizia: “Para mim, de todas as cidades, é a melhor para viver. Tem mar, tem rio, tem comida ótima”.

Maria Miguel nasceu em Braga, mas vivia na zona do Gerês. Quando o pai foi trabalhar para Angola, a jovem acompanhou a família e viveu durante sete anos naquele país africano. Ainda esteve um ano em Inglaterra, mas agora, apesar de passar muito tempo em Paris, é no Porto que tem a família e os amigos e é aqui que volta sempre que pode.

A moda surgiu por acaso na vida desta “maria rapaz”, que gostava de jogar futebol e de andar de calções. Foi várias vezes abordada por representantes de agências de modelos, mas aos 14 anos resolveu experimentar. Depois de ter vencido o concurso L’Agence go to model começaram a surgir propostas de trabalho. Viajou para Londres e posteriormente para Paris, onde fez um casting para a Saint Laurent que lhe mudou a vida. Já abriu dois desfiles da marca e durante um ano trabalhou em exclusividade para a prestigiada marca parisiense. Apesar de todos este sucesso, a jovem continua a não se deixar deslumbrar pela fama, mantendo gostos simples e normais para uma jovem da sua idade.

Restaurante

Puro 4050: Tem a melhor pizza de trufas do mundo!

Largo São Domingos, 84 Porto

Passeio

Baixa do Porto: Não só é lindo, mas também dá para fazer um bom exercício, porque está cheia de subidas e descidas.

Jardim 

Parque da Cidade: Porque tem campos de futebol fixes!

 

 

 

As barbearias tradicionais do Porto
20 Julho, 2018 / , , ,

Estas são nove das barbearias tradicionais na cidade do Porto e todas se situam entre o Hospital Santo António e a Estação de São Bento.

Também tradicional é a decoração destas barbearias, com cadeirões de ferro e instrumentos de latão capazes de aguentar décadas de uso. Os profissionais também acompanham esta longevidade: muitos são senhores de idade avançada com o cabelo descolorado pelo tempo e os dedos hábeis envoltos em rugas.

  • Barbearia Porto: Nasceu em 1946, mas dessa data só restam as cadeiras e uma caixa de engraxador. O resto da decoração vintage foi trazida pelos novos proprietários. Fica a dois passos dos Aliados.
  • Barbearia Garrett: Desde 1979 nas mãos de Acácio Branco, esta barbearia encontra-se a poucos metros da Câmara Municipal do Porto. Com uma decoração à moda antiga, este estabelecimento só tem clientes masculinos.
  • Oficina do Cabelo: Antiga barbearia Tinoco, reabriu com este nome. De 1929 mantém os lavatórios em mármore, cadeiras em ferro, enormes espelhos e chão revestido com mosaicos em leque. É hoje considerada património do Porto.
  • Barbearia Santo António: Não é muito maior do que um corredor, mas traz muita história nas mãos de António Cardoso. São mais de 50 anos de cortes no início da Rua 31 de Janeiro.
  • Barbearia Norton: Nesta barbearia, na zona da Batalha, fala-se de tudo e mantém-se viva a tradição do barbeiro de bairro, com cadeiras de couro, pincel para a barba e navalhas para a barba.
  • Salão Veneza: São quase 90 anos de vida e mais de 70 de barbeiro. Nestas poltronas bordeaux já se sentaram figuras incontornáveis da nossa história.
  • Barbearia Sport: Foi em 1942 que se instalou no Porto esta barbearia que viveu uma era em que se perdia mais tempo a embelezar o bigode do que a cortar o cabelo.
  • Barbearia Invicta: Aventino Silva está nesta barbearia desde os 10 anos e apesar da chegada das lâminas não perdeu clientes.
  • Barbearia Orlando: Já conta com dois espaços no Porto, mas é na Rua Álvaro Castelões que se mantém a tradição, os clientes e as conversas sobre tudo.

Fonte: “Os bigodes à antiga e a arte de os fazer bem feitos” – Prova de Aptidão Artística de Edgar Duarte (Escola Artística Soares dos Reis)

Museu do Vinho Do Porto
20 Julho, 2018 /

O Museu do Vinho do Porto, inaugurado em 2004, está instalado no armazém do Cais Novo, um edifício setecentista construído por iniciativa de uma família duriense para depósito de vinhos da Companhia Geral da Agricultura e Vinhas do Alto Douro.

O espaço tem como objetivo dar a conhecer a história e a importância do comércio do vinho do Porto no desenvolvimento histórico da cidade, através de diversos painéis e postos multimédia que ilustram a atividade comercial, a região vinhateira, a linha férrea do Douro, os barcos rabelos, a evolução das garrafas e diversos objetos relacionados com o famoso néctar.

A área do museu desenvolve-se através de um percurso museológico que propicia diferentes leituras para um mesmo conjunto de peças e abrange áreas tão distintas como os vestígios arqueológicos do Porto comercial, os naufrágios na barra do Douro, os barcos rabelos, a importância da abertura da linha-do-Douro e o aparecimento da banca na cidade.

Informações:

Rua de Monchique, 94

Entrada: 2,20€ (descontos para estudantes, >65 e portadores de PortoCard

Horários: Segunda a Sábado: 10:30 às 17:30