Diversão

A Loja das Tábuas – Uma Expressão da Natureza
9 Agosto, 2018 / ,

Já visitou a Loja das Tábuas? Aquela que produz tábuas para grande parte dos Chefes de cozinha e que comercializa produtos tradicionais portugueses com matérias-primas nacionais e os revitaliza, com um toque contemporâneo e elegante.

Visite-a no Palácio das Artes, no Porto, e encontre dezenas de modelos diferentes de tábuas, para corte ou para servir à mesa, que poderá personalizar no momento com uma gravação a laser. Para além do pinho português, encontrará, por exemplo, tábuas em madeira de carvalho, em madeira de oliveira e ainda diversos produtos em cortiça.

Lá pode encontrar ainda outros utensílios como bancos, caixas de vinho ou produtos de cutelaria nacional.

No final, leve as suas tábuas numa embalagem em serapilheira reutilizada para completar uma experiência que valoriza a tradição e o conhecimento do passado e produz emoções no presente

Largo de São Domingos, 20
Palácio das Artes
Porto
+351222080067
https://www.lojadastabuas.pt

 

As sugestões de Maria Miguel
20 Julho, 2018 / , ,

Aos 17 anos Maria Miguel já desfilou para marcas como a Saint Laurent, Chanel e Isabel Marant. A carreira – que tenta conciliar com os estudos – faz com que viaje muito, mas o Porto é a sua casa.

A paixão pela cidade é assumida e ainda recentemente dizia, numa entrevista a um jornal português, dizia: “Para mim, de todas as cidades, é a melhor para viver. Tem mar, tem rio, tem comida ótima”.

Maria Miguel nasceu em Braga, mas vivia na zona do Gerês. Quando o pai foi trabalhar para Angola, a jovem acompanhou a família e viveu durante sete anos naquele país africano. Ainda esteve um ano em Inglaterra, mas agora, apesar de passar muito tempo em Paris, é no Porto que tem a família e os amigos e é aqui que volta sempre que pode.

A moda surgiu por acaso na vida desta “maria rapaz”, que gostava de jogar futebol e de andar de calções. Foi várias vezes abordada por representantes de agências de modelos, mas aos 14 anos resolveu experimentar. Depois de ter vencido o concurso L’Agence go to model começaram a surgir propostas de trabalho. Viajou para Londres e posteriormente para Paris, onde fez um casting para a Saint Laurent que lhe mudou a vida. Já abriu dois desfiles da marca e durante um ano trabalhou em exclusividade para a prestigiada marca parisiense. Apesar de todos este sucesso, a jovem continua a não se deixar deslumbrar pela fama, mantendo gostos simples e normais para uma jovem da sua idade.

Restaurante

Puro 4050: Tem a melhor pizza de trufas do mundo!

Largo São Domingos, 84 Porto

Passeio

Baixa do Porto: Não só é lindo, mas também dá para fazer um bom exercício, porque está cheia de subidas e descidas.

Jardim 

Parque da Cidade: Porque tem campos de futebol fixes!

 

 

 

As barbearias tradicionais do Porto
20 Julho, 2018 / , , ,

Estas são nove das barbearias tradicionais na cidade do Porto e todas se situam entre o Hospital Santo António e a Estação de São Bento.

Também tradicional é a decoração destas barbearias, com cadeirões de ferro e instrumentos de latão capazes de aguentar décadas de uso. Os profissionais também acompanham esta longevidade: muitos são senhores de idade avançada com o cabelo descolorado pelo tempo e os dedos hábeis envoltos em rugas.

  • Barbearia Porto: Nasceu em 1946, mas dessa data só restam as cadeiras e uma caixa de engraxador. O resto da decoração vintage foi trazida pelos novos proprietários. Fica a dois passos dos Aliados.
  • Barbearia Garrett: Desde 1979 nas mãos de Acácio Branco, esta barbearia encontra-se a poucos metros da Câmara Municipal do Porto. Com uma decoração à moda antiga, este estabelecimento só tem clientes masculinos.
  • Oficina do Cabelo: Antiga barbearia Tinoco, reabriu com este nome. De 1929 mantém os lavatórios em mármore, cadeiras em ferro, enormes espelhos e chão revestido com mosaicos em leque. É hoje considerada património do Porto.
  • Barbearia Santo António: Não é muito maior do que um corredor, mas traz muita história nas mãos de António Cardoso. São mais de 50 anos de cortes no início da Rua 31 de Janeiro.
  • Barbearia Norton: Nesta barbearia, na zona da Batalha, fala-se de tudo e mantém-se viva a tradição do barbeiro de bairro, com cadeiras de couro, pincel para a barba e navalhas para a barba.
  • Salão Veneza: São quase 90 anos de vida e mais de 70 de barbeiro. Nestas poltronas bordeaux já se sentaram figuras incontornáveis da nossa história.
  • Barbearia Sport: Foi em 1942 que se instalou no Porto esta barbearia que viveu uma era em que se perdia mais tempo a embelezar o bigode do que a cortar o cabelo.
  • Barbearia Invicta: Aventino Silva está nesta barbearia desde os 10 anos e apesar da chegada das lâminas não perdeu clientes.
  • Barbearia Orlando: Já conta com dois espaços no Porto, mas é na Rua Álvaro Castelões que se mantém a tradição, os clientes e as conversas sobre tudo.

Fonte: “Os bigodes à antiga e a arte de os fazer bem feitos” – Prova de Aptidão Artística de Edgar Duarte (Escola Artística Soares dos Reis)

Museu do Vinho Do Porto
20 Julho, 2018 /

O Museu do Vinho do Porto, inaugurado em 2004, está instalado no armazém do Cais Novo, um edifício setecentista construído por iniciativa de uma família duriense para depósito de vinhos da Companhia Geral da Agricultura e Vinhas do Alto Douro.

O espaço tem como objetivo dar a conhecer a história e a importância do comércio do vinho do Porto no desenvolvimento histórico da cidade, através de diversos painéis e postos multimédia que ilustram a atividade comercial, a região vinhateira, a linha férrea do Douro, os barcos rabelos, a evolução das garrafas e diversos objetos relacionados com o famoso néctar.

A área do museu desenvolve-se através de um percurso museológico que propicia diferentes leituras para um mesmo conjunto de peças e abrange áreas tão distintas como os vestígios arqueológicos do Porto comercial, os naufrágios na barra do Douro, os barcos rabelos, a importância da abertura da linha-do-Douro e o aparecimento da banca na cidade.

Informações:

Rua de Monchique, 94

Entrada: 2,20€ (descontos para estudantes, >65 e portadores de PortoCard

Horários: Segunda a Sábado: 10:30 às 17:30

Douro Marina – Onde a excelência atraca na qualidade de serviço
16 Julho, 2018 / , ,

Situada na rua da praia, Afurada, na marginal de Vila Nova de Gaia, a Douro Marina é um porto de grandes emoções com vistas incríveis, espaços para passeio, restaurantes, lojas e cafés.

Esta infraestrutura constitui-se como uma das emblemáticas obras do MCA Grupo que foi responsável pelo projeto, construção, financiamento, exploração e manutenção. Com capacidade para 300 embarcações até 20 metros, a Douro Marina é o maior porto a norte de Lisboa. Dispõe de infraestruturas de apoio e serviços com cerca de 2000m2, repartidos por 3 edifícios, cuja arquitetura reflete e interage a paisagem ribeirinha envolvente e vai buscar inspiração na tradição portuguesa da construção naval.

Para além do Porto de Recreio, a Marina tem acolhido no seu espaço multifacetado, eventos de lazer, desportivos, corporativos, conferencias, formações e apresentações, beneficiando das extraordinárias vistas e condições logísticas, onde se inclui o serviço de catering e refeições.

A Douro Marina é um novo conceito onde se integram e combinam o desporto, lazer, turismo, gastronomia e natureza num conceito sustentável, inovador e de serviço completo.

Para quem simplesmente queira relaxar e assistir a um dos melhores por-do-sol do mundo a esplanada é o local ideal, mas pode também usufruir dos 3 restaurantes, charters náuticos, loja de produtos náuticos, academia de vela, academia de SUP e kayaks e bike rent, assim como dos espaços para eventos de grupos ou particulares.

Desde a sua génese que o MCA Grupo/ Douro Marina almejam conquistar reconhecimento ao nível da sustentabilidade e preservação do espaço, sendo um exemplo sintomático onde a intervenção do homem vem acrescentar valor e preservar a natureza envolvente.

 HASTEAR DE BANDEIRA AZUL 2018 NA DOURO MARINA

Decorreu dia 19 de junho a cerimónia nacional de hastear em 2018 da primeira Bandeira Azul em Marina. Este evento teve lugar na Douro Marina em Vila Nova de Gaia, sendo a primeira Marina galardoada com Bandeira Azul no norte de Portugal nos últimos 9 anos.

Eduardo Vitor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, José Archer, presidente da associação Bandeira Azul da Europa e Manuel Couto Alves presidente do MCA Grupo / Douro Marina presidiram à cerimónia que contou ainda com diversos representantes de entidades públicas e instituições de turismo do Norte de Portugal.

De acordo com o júri nacional Bandeira Azul a escolha da Douro Marina para anfitriã da cerimónia é o reconhecimento do empenho demonstrado e do trabalho realizado em prol da sustentabilidade, sendo que desde 2009 que na região Norte não havia o galardão Bandeira Azul numa Marina ou Porto de Recreio.

As sugestões de Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto
7 Junho, 2018 / ,

Nuno Botelho é um empresário que se destaca na nova geração de empresários portugueses. É Presidente da Associação Comercial do Porto, que tem sede e gere o emblemático Palácio da Bolsa e é a mais antiga associação empresarial do país.

Acionista e fundador da empresa responsável pelo maior evento nacional na área vínica – a “Essência do Vinho”, que, anualmente, reúne centenas de produtores e milhares de visitantes. Detém a “Revista de Vinhos”, publicação líder dos sectores do vinho e gastronomia em Portugal, e lidera a expansão deste grupo empresarial em Portugal e no Brasil.

Nuno Botelho é licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto e pós-graduado em Banca, Bolsa e Seguros pela Universidade de Coimbra. Atualmente é vice-presidente da Associação de Turismo do Porto, comentador em programas de rádio e cronista no principal jornal da cidade, o Jornal de Notícias.

Bar

A minha escolha é o Vip Lounge do Hotel Porto Palácio. Não tenho tantas oportunidades para lá ir como gostaria, mas fico sempre deslumbrado com as amplas vistas sobre o Porto, Gaia e Matosinhos. É um local muito agradável, onde os horizontes parecem não ter fim.

Restaurante

Definitivamente, a Adega de São Nicolau. Pelos deliciosos filetes de polvo e outras especialidades, mas também por um acolhimento quase muito próximo, quase caseiro, que mantem viva uma forte tradição do Porto: saber receber.

Passeio

A baixa da cidade do Porto, desde a Rua Passos Manuel aos Clérigos, a Carlos Alberto e aos Leões. Para depois descer aos Lóios, seguindo pela Rua das Flores e terminar obrigatoriamente no Palácio da Bolsa.

Um segredo da cidade

No Porto não fazemos muita questão de guardar este segredo… A Tasca da Badalhoca, em Ramalde, e as suas míticas sandes de presunto continuam a ser um destino único e original.

Sítio ideal para pensar em novos projetos

A luz, o ambiente e a paisagem de mar na Foz são sempre um local inspirador para novas ideias. Idealmente no bar da Praia da Luz, com um porto tónico ou um copo de verde branco e um belo por do sol a acompanhar.

As pontes do Porto
6 Junho, 2018 / ,

O Rio Douro é um dos ex-libris da Cidade do Porto e são muitos os que defendem que a melhor vista da cidade é a vista desde o rio. São 6 as pontes que hoje ligam as margens do Porto e Vila Nova de Gaia: 2 em ferro (1 delas com 2 tabuleiros) e 4 em betão. Uma das pontes está inativa, uma delas é ferroviária, outra é dividida pelo metro e outros veículos e as restantes são utilizadas para trânsito rodoviário entre as duas cidades.

A travessia entre as margens do Porto e Vila Nova de Gaia começou por ser feita através de barcas e barcaças. Mais tarde surgiu a necessidade de construção de uma travessia permanente e nasceu então, no ano de 1806, a Ponte Das Barcas. Esta ponte era constituída por 20 barcas ligadas por cabos de aço, permitindo a passagem de uma margem para a outra e, ao mesmo tempo, a passagem do tráfego fluvial porque facilmente se “abria”. A Ponte das barcas foi destruída por ocasião da fuga da população portuense ao exército invasor francês. Após este desastre, que causou largas centenas de mortos, foi construída a Ponte Pênsil, que foi desativada com a inauguração da Ponte D. Luís, em 1866. Esta ponte, com 2 tabuleiros, tem o maior arco do mundo em ferro forjado.

Ainda antes da construção da Ponte D. Luís, foi inaugurada a Ponte Maria Pia, que servia de ligação ferroviária entre Porto e Gaia e, consequentemente, Porto e Lisboa. Hoje, está inativa, tendo a ligação ferroviária passado para a Ponte São João, em 1991.

Em 1963 foi inaugurada a Ponte da Arrábida, batendo mais um recorde mundial com o maior arco em betão armado. Esta é, diariamente, a principal ligação entre as duas margens do Rio Douro.

A ponte mais a montante é a ponte do Freixo, inaugurada em 1995. Na realidade, esta ponte são duas pontes separadas por apenas 10 cm. Foi construída para minimizar o congestionamento nas pontes da Arrábida e D. Luis.

A 6ª ponte construída é a Ponte do Infante e nasceu para substituir o tabuleiro superior da Ponte D. Luís, entretanto de uso exclusivo do Metro. Liga o Centro histórico à Serra do Pilar.

As seis pontes podem ser apreciadas num dos muitos passeios de barco que percorrem o Douro desde a Ponte do Freixo até à ponte da Arrábida. Este percurso demora cerca de 1 hora.

Festival Pão de Portuga: O sabor da tradição em Albergaria-a-Velha
6 Junho, 2018 / , ,

Albergaria-a-Velha recebe, de 1 a 3 de junho, o Festival Pão de Portugal, um evento que irá reunir mais de 70 variedades de pão português, vindo de várias regiões do país.

São diferentes sabores, que têm em comum a tradição no fabrico e a enorme qualidade de um produto que está fortemente presente na gastronomia portuguesa, quer como acompanhamento ou refeição, quer como sobremesa, uma vez que Portugal tem uma grande variedade de pães doces.

Mas não só de pão se faz este festival! O Festival Pão de Portugal recebe também variados complementos, como compotas, queijos, enchidos, entre outros.

O certame contará ainda com um espaço dedicado ao fabrico, onde os presentes poderão conhecer todos os passos para a confeção deste alimento. Ainda na vertente gastronómica, e para além da presença de vários restaurantes, será possível assistir a showcookings.

Para além do evento gastronómico, o festival proporciona momentos de lazer, culturais e desportivos, como visitas aos moinhos de Albergaria-a-Velha, um festival de cinema documental, concertos e animação para todas as idades.

Informações:

Horários:

1 de junho – 17h à 01h00

2 de junho – 10h30 à 01h00

3 de junho – 10h30 às 20h00

Quinta Boa Vista, Albergaria-a-Velha

Entrada livre

Queima das Fitas – A grande festa dos estudantes do Porto
26 Abril, 2018 / , ,

De 6 a 12 de maio os estudantes universitários do Porto estão em festa e a cidade é invadida por uma enorme onda de cor e alegria. Concertos, um gigantesco cortejo e várias atividades culturais envolvem mais de 350 mil estudantes.

A tradição mantem-se há décadas. Durante uma semana, os estudantes universitários do Porto estão em festa, saindo à rua com os trajes académicos, vestes negras que ganham cor cartolas, bengalas e fitas nas pastas que ostentam a cor de cada curso. A festa começa com uma monumental serenata, às zero horas de domingo, dia 6. Na terça-feira, durante a tarde e noite, os estudantes percorrem as ruas da cidade num cortejo que acaba por envolver os seus familiares, os portuenses e os turistas. O cortejo começa junto à Reitoria da Universidade do Porto e termina nos Aliados.

A Missa da Bênção das Pastas, que também tem lugar nos Aliados, é outro dos pontos altos de um intenso programa, que inclui também concertos no Parque da Cidade.