Numa das zonas mais movimentadas da cidade, este é um espaço de tranquilidade, mas também de diversão em ocasiões especiais.
O Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular, colocado no centro do jardim, é um ponto de referência na cidade, podendo ser avistado de longe. Mas o jardim da Praça Mouzinho de Albuquerque, vulgarmente designada como Rotunda da Boavista, é também um local de lazer há muitas décadas.
O jardim, datado do início do século XX, foi criado em torno do monumento, um projeto do escultor Alves de Sousa e do arquiteto Marques da Silva. É formado por uma coluna de granito de 45 metros de altura, tendo no topo um leão peninsular a abater uma águia napoleónica. Na base estão esculturas de soldados.
Ainda antes da construção do jardim, este era um local onde se realizavam feiras, mas também touradas ou corridas de b
icicletas. Uma tradição que se mantém, já que a Rotunda da Boavista continua a receber carrosséis e outros equipamentos de diversão em ocasiões como o Natal ou o São João.
Camélias, liquidâmbares e tílias são algumas das espécies existentes, mas o grande destaque são as centenárias palmeiras da Califórnia, classificadas como de interesse público.



Comments are closed here.