Gomes Teixeira – O matemático que podia ter sido padre

Gomes Teixeira – O matemático que podia ter sido padre

Gomes Teixeira, ilustre matemático que viria a ser o primeiro reitor da Universidade do Porto, só não estudou Teologia por mero acaso.

Nascido em janeiro de 1851 em Armamar, cedo se destacou pela sua inteligência e pelas boas notas obtidas em todas as disciplinas. Naquela altura, era comum que os rapazes com bom aproveitamento escolar fossem encaminhados para o Seminário, mas o jovem era brilhante a Matemática. Assim, quando chegou a altura de ir para a Universidade, a família resolveu que seria a sorte a decidir entre Teologia e Matemática.

A sorte ditou Matemática e desde que chegou à Universidade de Coimbra, Francisco Gomes Teixeira destacou-se pelas notas máximas obtidas. Aos 20 anos publicou o seu primeiro trabalho e em 1874 terminou o curso com a nota de 20 valores. Um percurso académico tão brilhante teria, obviamente, de o conduzir à carreira de professor. Destacou-se na Universidade de Coimbra e na Academia Politécnica do Porto, que viria a dirigir. Em 1911 foi fundada a Universidade do Porto e Gomes Teixeira foi escolhido para ser o seu primeiro reitor. Morreu no Porto em 1933. Após a sua morte foram feitos três bustos em bronze, posteriormente colocados na sua terra natal, na Universidade do Porto e na Universidade de Coimbra.

Fonte: O Tripeiro 7ª Série Ano XIX nº1 e 7ª Série Ano XXX, Número 12

(Visited 27 times, 1 visits today)
15 Outubro, 2018 / , , ,
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • Comea por ser tudo diferente e isso  bom O
  • We like good details! pontedluis visitporto heyporto winterdays by inesbarreto1
  • Reflexos de Inverno matosinhos matosinhoscity matosinhosportugal blackandwhitephotos blackandwithe blackandwhitephotography instablackandwhite
  • Pita Gourmet os melhores pratos gregos chegam ao Porto Neste
  • Walking around in the best city in world tgfphotography porto
  • Colgio dos SalesianosPorto brasileirosemportugal portugal turistas portoportugal portugalplaces porto timeoutporto
Subscreva a nossa newsletter!