Conhecer Siza Vieira através da sua obra

Conhecer Siza Vieira através da sua obra

O mais conceituado arquiteto português assinou casas, museus, escolas e até uma estação de metro na área do Grande Porto.

A Casa de Chá/Restaurante da Boa Nova e a Piscina das Marés, ambas em Leça da Palmeira, são duas das obras mais famosas deste arquiteto. Datadas dos anos 60, numa fase ainda inicial da sua carreira, ambas estão situadas no concelho onde nasceu. Ainda em Matosinhos, o Monumento ao Poeta António Nobre, a Marginal de Leça da Palmeira ou a Piscina da Quinta da Conceição são outros exemplos de trabalhos do vencedor do prémio Pritzker.

No Porto existem também vários espaços públicos concebidos por Siza Vieira, como a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, o Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, obras concluídas nos anos 90. O traço de Siza Vieira existe também em habitações sociais, como o Bairro de São Vítor ou o Bairro da Bouça, em edifícios de escritórios e até no túmulo do poeta Eugénio de Andrade.

Entre as suas obras mais recentes e mais visíveis para o grande público estão, por exemplo, a renovação da Avenida dos Aliados ou a estação de metropolitano de São Bento, ambas situadas no centro da cidade.

Siza Vieira é também o autor da nova capela da Afurada, em Vila Nova de Gaia, que começará brevemente a ser construída. Marco de Canaveses, Gondomar ou Vila do Conde são igualmente cidades que possuem obras assinadas pelo arquiteto.

 

(Visited 23 times, 1 visits today)
7 Outubro, 2020 / , ,
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
No images found!
Try some other hashtag or username
Subscreva a nossa newsletter!