Apolo Terrasse – O cinema esquecido

Apolo Terrasse – O cinema esquecido

Poucos se lembram deste cinema, construído no início do século XX e demolido no final dos anos 40 para dar lugar à atual Rua de Ceuta. O Apolo Terrasse surgiu numa altura em que o cinema ganhava popularidade. Inicialmente, os filmes eram projetados em barracões ou nas grandes lojas da cidade, mas, à medida que o interesse do público aumentava e que a produção cinematográfica se diversificava, começaram a ser construídos espaços específicos para a exibição de filmes.

De muitos destes lugares de diversão já restam pouco mais do que memórias. Um deles era o Apolo Terrasse, que terá sido construído em 1912. Situava-se no local onde agora passa a Rua de Ceuta e o acesso principal era feito pela Rua José Falcão, mas teria mais dois acessos: uma pelo piso térreo de uma casa na Rua de Santa Teresa e outro pelo meio de quintais que desciam até à Rua da Picaria. Apesar da localização discreta e da simplicidade decorativa, o edifício destacava-se pela imponência de uma grande estrutura de ferro, que servia de vestíbulo.

 

O Apolo Terrasse foi também construído de forma a poder ser também usado para outro tipo de espetáculos e eventos desportivos. Por outro lado, a construção, constituída por dois pisos ligados por duas escadarias e varandas laterais, revelava também uma grande preocupação com a prevenção de incêndios. A iluminação, feita por candeeiros em forma de globo, era mais um elemento de modernidade neste espaço.

Fonte: O Tripeiro, 7ª Série, Ano XXXV,
Número 1, janeiro e fevereiro de 2016.

(Visited 9 times, 1 visits today)
7 Novembro, 2019 / , , ,
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • porto pontedaarrabida pontedaarrabidaview pontedaarrbida arrabidabridge arrabidabridgeclimb portobridgeclimb portobridge bridgesofporto portobridges
  • nature natur naturelovers flores flowers floresportugal portugueseflowers floresoutono flores autumnflowers
  • Praa Carlos Alberto porto portoportugal porto portobestplaces portolovers iloveporto heyporto
  • O paraso das panquecas de Oreo MMs e Nutella e
  • portoportugal porto portoportugal oporto oportolovers oportoportugal oportoencanta oportoblog heyporto heyporto
  • faroldefelgueiras ilovefoz fozdodouro fozdodouroportoportugal fozdodouro fozportoportugal oceanoatlantico oceanoatlanticoportugal heyporto heyporto
Subscreva a nossa newsletter!