Sobrinho Simões – Um portuense que é o motivo de orgulho para a cidade

Sobrinho Simões – Um portuense que é o motivo de orgulho para a cidade

Em 2015 a revista The Patologist elegeu-o como o patologista mais influente do mundo. Manuel Sobrinho Simões é um apaixonado pelo Porto e um dos grandes motivos de orgulho da cidade onde nasceu em 1947.

É mundialmente reconhecido pelo trabalho desenvolvido na área do cancro da tiroide, mas também pelas escolas de Patologia que ajudou a fundar um pouco por todo o mundo. Fundador do IPATIMUP  (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular e Celular da Universidade do Porto) – uma unidade de investigação reconhecida internacionalmente e que efetua anualmente centenas de consultas de diagnóstico para hospitais e institutos de oncologia da Europa e da América – é um verdadeiro workaholic, mas sempre atento e preocupado com as grandes questões do mundo que o rodeia.

Nascido numa família ligada à Medicina: o bisavô e o avô tinham sido médicos e o pai professor e investigador na área da Bioquímica. Nasceu em Paranhos, estudou na zona das Antas e no Liceu Alexandre Herculano, antes de se matricular no curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Tal como já tinha acontecido no liceu, o seu percurso académico foi sempre pautado por excelentes classificações, tendo conquistado vários prémios de mérito.

Adepto do FC Porto, foi também praticante de hóquei no Estrela e Vigorosa Sport e campeão universitário de pingue-pongue.

Foi na Universidade do Porto que ganhou o gosto pela Patologia. O amor pelas viagens vinha já desde juventude, graças ao dinheiro dos prémios de mérito académico e alguma ajuda do avô. Já depois de casado, fez o pós-doutoramento em Oslo, na Noruega e seria a partir desta experiência internacional que viria a tornar-se conhecido internacionalmente.

Além de colaborar com universidades e hospitais de todo o mundo, é autor e coautor de centenas de artigos. Aos 70 anos, continua a ter um ritmo intenso de trabalho, mas sem descurar os netos e a restante família, com quem gosta de passar os tempos livres. Em criança brincava no jardim de Arca d’Água, mas atualmente prefere os passeios de bicicleta no Parque da Cidade.

 

 

(Visited 201 times, 1 visits today)
5 Dezembro, 2017 / ,
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
No images found!
Try some other hashtag or username
Subscreva a nossa newsletter!