Porto – Dois Locais a Visitar

Porto – Dois Locais a Visitar

PONTO 1: CAPELA FAROL S.MIGUEL O ANJO

O Farol-Capela de São Miguel-O-Anjo foi o primeiro farol construído de raiz em Portugal e uns dos primeiros de todo o mundo. Foi edificado em 1527 na zona da Cantareira, por encomenda de D.Miguel da Silva – Embaixador do Rei junto do Papa, Bispo de Viseu e Abade Comendatário do Mosteiro de Santo Tirso.

As influências vividas e trazidas da sua estadia em Itália inspiraram a construção daquele que é considerado o primeiro edifício renascentista português. Tal como o Panteão de Roma, a capela do farol apresenta uma planta centralizada, onde o espaço sagrado se situa no ponto central do espaço. Originalmente o farol estava embutido nos rochedos do rio Douro mas no final do século XIX foi cercado pela construção do novo molhe.

Ainda que presentemente esteja fechado ao público devido ao seu mau estado de conservação, vale a pena visitar este monumento e o seu contexto. Ver ao fundo a linha do mar, imaginar todo o trânsito que por lá passou ao longo dos séculos e ler de perto a inscrição na parede de pedra que vai resistindo à erosão dos tempos.

O farol aguarda agora obras de requalificação que irão incluir uma exposição própria sobre a história do monumento.

 

 

PONTO 2: MIRADOURO DE SANTA CATARINA

O miradouro de Santa Catarina é, simultaneamente, o largo da Capela de Santa Catarina e Senhora dos Anjos, lá no alto da freguesia de Lordelo do Ouro. O largo de dimensão acolhedora é circundado por um muro de pedra que nos protege da escarpa e nos convida a aproximar.Aqui somos invadidos pela ampla vista para o estuário do rio Douro. Ao alcance está grande parte da margem sul do Douro, o jardim do Calém, a ponte da Arrábida, o verdejante Parque da Pasteleira e o casario até ao mar. Ao debruçarmo-nos sobre o muro podemos contemplar a topografia que desce em socalcos ou espreitar os pátios e jardins das famílias vizinhas.

 

O largo foi recentemente requalificado e a capela encontra-se também em bom estado. Na despojada fachada branca destacam-se as figuras em azulejo de Santa Catarina e da Senhora dos Anjos. A capela abre aos sábados para celebração da missa às 17h. A visita pelo fim-da-tarde permite admirar o bonito pôr do sol.

 

(Visited 79 times, 1 visits today)
14 Janeiro, 2019 / ,
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • Novidades no CervaCafe A partir de hoje temos crepe de
  • Em aniversrio de um familiar fomos at  Maia conhecer
  • Comear bem o dia com uma bela fatia de bolo
  • Tragam a vossa cara metade para um almoo maravilhoso
  • Finalmente o Cantina 32! Sem dvida que no pode faltar
  • Um dos pratos que mais sucesso faz o nosso cozido
Subscreva a nossa newsletter!