João Queiroz – O arquiteto da Baixa

João Queiroz – O arquiteto da Baixa

O Café Majestic é, talvez, a sua obra mais emblemática. João Queiroz trabalhou sempre sozinho num pequeno atelier na Baixa do Porto e ajudou a definir a estética de uma das zonas mais conhecidas da cidade.

Nasceu no Porto em 1892 e viveu durante toda a juventude numa casa situada na Rua de Santa Catarina, em frente ao local onde está hoje o Café Majestic. Esses terrenos, onde na altura existiam amoreiras que eram fundamentais para a produção de seda, viriam a ser ocupados por edifícios marcantes para a história da cidade, vários deles com a traça deste arquiteto.

Fez o Curso Preparatório de Desenho da Escola de Belas Artes do Porto e em 1926, depois de ter trabalhado na Direção Geral dos Edifícios e Monumentos do Norte, obteve o diploma de arquiteto. Voltaria a estudar aos 52 anos, matriculando-se no curso de Urbanologia, que tinha sido criado nesse mesmo ano. O seu percurso académico e a vida profissional foram marcados pelas duas guerras mundiais, pelo que desenvolveu também uma sólida carreira militar, tendo atingido o posto de capitão. Era, aliás, conhecido como Capitão Queiroz.

O seu primeiro projeto consistiu num prédio racionalista, localizado na Rua de Santa Catarina, no Porto, que criou para o seu pai. Foi lá que instalou o atelier onde sempre trabalhou.

O seu edifício mais famoso foi, sem dúvida, o Café Majestic, inicialmente chamado Café Elite; quando os proprietários do café decidiram criar uma janela para venda de jornais nas traseiras do café, recorreram novamente aos serviços deste arquiteto. O Cine Teatro Olímpia ou o Cinema Trindade são igualmente edifícios da sua autoria; foi também autor de um projeto, não concretizado, para o Coliseu do Porto.

Entre as suas obras estão também casas de habitação particular e loja; uma das mais inovadoras fica no número 54 da Rua de Santa Catarina e, na época, a montra circular não agradou aos mais conservadores. Em termos de habitações, destacam-se o nº 65 da Rua António Aroso e o n.º 315 da Rua António Patrício.

Faleceu aos 90 anos, a 25 de Fevereiro de 1982.

 

(Visited 143 times, 1 visits today)
7 Fevereiro, 2018 / , ,
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • oportoportugal oportocity portugallovers instaoporto porto portugal portugal azulejosportugueses azulejos azulejosdeportugal
  • Outono portugal portugallovers portugalemfotos porto portoportugal oporto oportolovers oportocity oportocity
  • Foise a Leslievieram os barcosporto riodouro riodouroportugal riodourolovers riodouro vela
  • Depois da Leslieporto fozdodouro ilovefoz porto portoportugal porto portoencanta iloveporto
  • A solitriaporto fozdodouro ilovefoz lovefoz portugal pretoebranco bw bwphotooftheday bwphotography
  • O Ouro da minha infncia j no  o mesmoporto
Subscreva a nossa newsletter!