Fenianos, pelo Porto.

Fenianos, pelo Porto.

O Clube Fenianos Portuenses nasceu a 25 de Março de 1904 primeiramente na Praça da Batalha passando depois em 1935 para a sua localização atual, na Av. dos Aliados bem ao lado da Câmara Municipal do Porto.

O clube foi reconhecido como comendador da ordem militar de cristo pelos serviços prestados nos seus 111 anos de existência e com a medalha de ouro da cidade, já que o seu lema é “Pelo Porto”.

Um conjunto de quatro dos fundadores por volta de 1903, cidadãos portuenses e futuros fenianos, procuraram obter os conhecimentos necessários para a organização de um corso carnavalesco com a exuberância do carioca e a beleza estética do de Veneza, tendo realizado uma viagem ao Brasil para esse efeito.

A partir desta colaboração nasce cerca de um ano depois o Clube Carnavalesco Fenianos Portuenses, mais tarde Clube Fenianos Portuenses. O objetivo principal era devolver à cidade um carnaval à altura da sua sensibilidade artística.

Como nota de curiosidade o soalho do salão nobre também traz consigo o “efeito brasil” já que todo ele é de pau-cetim de tom claro e macacaúba.

A história, património, memórias e intervenção cívica e cultural na cidade, dos Fenianos, entranhou-se na cidade e foi acarinhada pelas suas populações, eruditos, notáveis e anónimos, tornando-se tradição memorável do Porto. A sua centenária e nobre história, os seus livros de ouro e as lápides e quadros que revestem, interiormente, as suas vetustas paredes, registam a presença de algumas das mais importantes forças vivas da cidade, da indústria e do comércio, nomes de grande vulto de escritores, como Aquilino Ribeiro, Jorge de Sena, José Régio, dramaturgos como Pirandello, artistas plásticos, fotógrafos e pintores de renome como Guedes de Oliveira e o renomado pintor Amadeu de Sousa Cardoso, folcloristas e musicólogos como Armando Leça, palestras com o historiador da cidade Artur de Magalhães Basto e muitas, muitas outras individualidades de craveira nacional e internacional.

Nos dias de hoje continua a manter uma programação anual de actividades sócio-culturais permanentes, que vão da Música, Canto Coral e Instrumentos ao Ilusionismo, passando pelo Teatro, Dança, Bilhar, Ténis de Mesa e outros Jogos de Salão, não só para os associados mas para todos os que o visitam.

(Visited 54 times, 1 visits today)
15 Dezembro, 2018 / ,
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • A street food de Taiwan est no Baos! Os pezinhos
  • O nosso bacalhau escondido  Cerva Uma das nossas especialidades
  • Conhecemos o Santo Burga de Lea da Palmeira por referncia
  • Mais um dos nossos restaurantes favoritos casadepastodapalmeira Com uma pequena
  • Em Lisboa Ahoy  um dos cafs mais populares da
  • Primeira receita publicada chefeporacaso heyporto top sucesso delicious cooking wwwheyportocom
Subscreva a nossa newsletter!