Busto de Homenagem a Guilherme Gomes Fernandes

Busto de Homenagem a Guilherme Gomes Fernandes

Da autoria de Bento Cândido da Silva, o busto de homenagem ao Comandante dos Bombeiros do Porto, Guilherme Gomes Fernandes, foi inaugurado em 1915 na praça que ornamenta, desde então, o nome desta ilustre personagem.

Guilherme Gomes Fernandes nasceu na Baía a 6 de fevereiro de 1850. Aos três anos de idade foi viver para a cidade do Porto e aos treze partiu para Inglaterra, com o intuito de frequentar os estudos liceais.

Com 19 anos, Gomes Fernandes fixou residência no Porto. Anos mais tarde, ajudou a fundar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (1874-75) e o Corpo de Salvação Pública. Foi nomeado Comandante do Corpo de Bombeiros em 1877 e Inspetor de Incêndios do Porto em 1885. De seguida transferiu-se para a Companhia de Incêndios, assumindo o cargo de comandante. Desenvolveu, igualmente, atividade empresarial na área do jornalismo, tendo criado e dirigido o jornal “O Bombeiro Voluntário”, publicado entre 1877 e 1890.

Guilherme Gomes Fernandes notabilizou-se também, entre outras ações, no combate ao trágico incêndio do Teatro Baquet, em 1888.

O seu contributo para o progresso dos bombeiros do Porto e do país valeu-lhe o título de “Mestre”, assim como condecorações nacionais e internacionais de prestígio.

Guilherme Gomes Fernandes morreu em Lisboa, no Hospital de S. José, a 31 de outubro de 1902.

(Visited 18 times, 1 visits today)
13 Agosto, 2019 / , ,
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • This city and its colors
  • outono outononoporto outonoportugal outonoportugus heyporto heyporto
  • No Du Portto h pratos do mundo inteiro! Cozinha portuguesa
  • Chalet suo no Porto com fondues e raclettes 80 dos
  • porto portoportugal portolindo heyporto heyporto oporto oprtoblog oportocool oportoencanta oportolindo
  • Spot instagramvel na Foz do Porto com tapiocas panquecas e
Subscreva a nossa newsletter!