As sugestões de Jorge Curval

As sugestões de Jorge Curval

Nascido no Porto em 1958, Jorge Curval já participou em exposições individuais e coletivas em Portugal e em países como Grécia, Brasil, França e Espanha. Os seus locais favoritos do Porto refletem o amor pela arte, mas também a constante procura pela inovação deste artista que é também professor e, sobretudo, um apaixonado pelas coisas boas da vida.

Jorge Curval frequentou a Faculdade de Belas Artes do Porto e desde meados dos anos 80 que as suas obras têm sido expostas em galerias e eventos dentro e fora de Portugal. Com trabalhos em coleções públicas e privadas, tem dedicado uma parte da sua carreira à partilha de conhecimentos.

Desde 1997 leciona a cadeira de Artes Plásticas da Faculdade Sénior, no Porto. Entre 2001/2004 lecionou as oficinas de artes plásticas no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto. Responsável pelos Workshops de Pintura no Museu Centro Memória de Vila do Conde e no Palácio das Artes Fundação da Juventude do Porto. Pintor, escultor, designer e bon vivant, Jorge Curval sugere a visita a locais do Porto onde a arte está muito presente, mas sem esquecer espaços ao ar livre para desfrutar da tranquilidade e da paisagem.

Bar:

No verão, o Base, pelo ambiente heterogéneo dos seus clientes, pelo seu bom ar, por nos fornecer puro oxigénio, sendo ao ar livre, e pela música.

No Inverno, o Bonaparte na Baixa, pela decoração acolhedora e heterogeneidade de pessoas, com uma mistura de várias faixas etárias e países de origem.

Restaurante:

Digby, no Hotel Torel Avantgarde, porque além de me sentir em casa desfruto de uma vista única de contemplação sobre o rio e foz do Douro e de uma gastronomia cuidada agregada aos sabores de todo o mundo.

Passeio na cidade:

Desfrutar e andar no parque da Cidade, tendo frentes diversificadas de terra, mar e bosque. É sem dúvida um dos mais completos parques do mundo.

Estátua:

O Desterrado, no Museu Soares dos Reis. É uma peça exemplo da escultura do Romantismo Português, com a qual convivi durante 3 anos enquanto orientador de oficinas de artes plásticas neste Museu.

Pintura:

Instrumento de música 1915-16, de Amadeu de Souza Cardoso da coleção particular do Museu Nacional de Soares dos Reis.

Monumento:

Teatro Nacional de São João, pela traça clássica e bem recuperada. É para mim um ex libris da cidade. Não descurando a casa da Música e Serralves.

Um segredo da cidade: 

Situado nas traseiras do Palácio da Justiça, o Jardim ou Horto das Virtudes desenvolve-se em socalcos, permitindo uma excelente perspetiva sobre o rio Douro e a imponente Alfândega do Porto. É um jardim pouco conhecido e visitado, sempre que o visito, sinto que ele é como um segredo na cidade.

 

(Visited 282 times, 1 visits today)
13 Março, 2018 /
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • Being a tourist in my own city
  • KOB by Olivier um steakhouse cool intimista e cosmopolita com
  • Rio Febros Avintes portugalphotos portugalplacesphotos turismodeportugal heyporto heyporto riofebros riosdeportugal
  • No soundwich  possvel apreciar a tranquilidade do Parque da
  • Garden Porto fica na baixa e tem uma ementa recheada
Subscreva a nossa newsletter!