Qual é a rua mais pequena do Porto?

Qual é a rua mais pequena do Porto?

Tem apenas 30 metros de comprimento e chama-se se Rua de Afonso Martins Alho, em homenagem a um comerciante do século XIV.

Esta pequena rua é uma transversal entre a Rua de Mouzinho da Silveira e a Rua das Flores e tem o nome de um mercador enviado pelo rei D. Afonso IV para negociar com a corte de Eduardo III o primeiro tratado comercial entre Portugal e Inglaterra, em 1353.

A cidade começou a crescer no período medieval, tendo o crescimento sido feito a partir da zona junto ao Rio Douro. Por isso, muitas das ruas desta zona são ainda pequenas e estreitas. Aliás, mais de 30% das ruas da cidade do Porto têm menos de seis metros de largura e 40% das vias são de sentido único.

Foi no século XVIII, por iniciativa do urbanistas João de Almada, que a cidade, tal como a conhecemos hoje, começou a ganhar forma. Até então, o Porto estava praticamente limitado pela muralha gótica, estendendo-se por pequenas paróquias rurais e pelas zonas piscatórias junto à margem do Douro. Nesta época foram prolongados arruamentos como as ruas de São João, Santa Catarina e Santo Ildefonso. Após a sua morte o filho, Francisco de Almada, continuou este trabalho de urbanização e modernização da cidade.

14 Março, 2017 /
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • Assistant  Hey! Porto  Periodically  Passeio das Virtudeshellip
  • Autumn is coming heyporto porto citypark autumn
  • Assistant  Hey! Porto  Periodically  Clrigos tower heyportohellip
  • What to do in Porto with hot weather? Go tohellip
  • Assistant  Hey! Porto  Periodically  Take a deephellip
  • Lapas Church heyporto porto lapa church
Subscreva a nossa newsletter!