O MENSAGEIRO, de IRENE VILAR

O MENSAGEIRO, de IRENE VILAR

Uma estátua plantada à beira-rio que traz esperança à cidade do Porto

Irene Vilar nasceu em Matosinhos em 1930 e é detentora de uma vasta obra plástica espalhada por muitos países como Alemanha, África do Sul, Brasil, Bélgica, Holanda e Macau. Distinguida ao longo da vida com vários prémios, a artista afirmou-se em áreas diversas como a escultura, numismática, medalhística e pintura. Foram cerca de cinco décadas de produção e afirmação artística que lhe valeram diversos prémios e distinções

A artista teve desde muito nova uma grande ligação à Foz do Douro, onde viveu a partir dos 19 anos e onde veio a montar o seu atelier.

Uma das suas obras mais emblemáticas é sem dúvida “O Mensageiro”. Escultura em bronze – um dos seus materiais de eleição – , de cariz expressionista, marca majestosamente a margem do Rio Douro  junto ao Cais de Sobreiras, em plena Foz do Douro.

Inaugurada em 2001, “O Mensageiro”, ou “O Anjo” como é vulgarmente conhecida pelas pessoas do Porto, trazia, segundo a autora “a boa esperança à cidade do Porto”. Talvez por isso se tenha transformado quase num local de culto, onde as pessoas depositam flores e velas a seus pés.

Irene Vilar morreu aos 77 anos, em 2008.

 

 

(Visited 21 times, 1 visits today)
13 Fevereiro, 2019 / ,
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • Comear bem o dia com uma bela fatia de bolo
  • Novidades no CervaCafe A partir de hoje temos crepe de
  • Tragam a vossa cara metade para um almoo maravilhoso
  • Um dos pratos que mais sucesso faz o nosso cozido
  • Finalmente o Cantina 32! Sem dvida que no pode faltar
  • Em aniversrio de um familiar fomos at  Maia conhecer
Subscreva a nossa newsletter!