A Praça da Ribeira

A Praça da Ribeira

A Ribeira é uma das mais típicas e antigas praças da cidade do Porto, situada na margem do rio Douro.

De origem medieval, sempre teve bastante movimento, devido à grande actividade económica e à presença de um porto a poucos quilómetros.
Era, por isso, um ponto importante de entrada e saída de pessoas e mercadorias na cidade invicta.

O século XIII representou um período de expansão em que o Porto cresceu próximo da margem ribeirinha. Desenvolveram-se casario, ruas, escadas e vielas.

No início do século XV a Ribeira fervilhava de gentes ligadas às múltiplas actividades do rio e do mar, domínio dos mercadores e geradora de burgueses.

Ao longo dos tempos foi sofrendo alterações urbanísticas. No séc. XVII num plano urbanístico para a cidade do Porto, a Praça da Ribeira foi alterada. Foi aberta a Rua de São João, melhorando o acesso da Ribeira à zona mais alta da cidade que, até aí, se fazia principalmente pela Rua dos Mercadores.

Onde terá existido um chafariz do século XVII, foi colocado um “Cubo” situado praticamente no meio da praça.
Apesar de todas as transformações que ocorreram no centro do Porto, a cidade manteve-se virada para o Douro, vivendo em função do seu rio.

O seu intenso trafego comercial, sempre coberto de navios, fez da Praça da Ribeira o centro económico e social da cidade.

Os prédios pitorescos que rodeiam a praça e a fantástica proximidade e vista para o Rio Douro e Vila Nova de Gaia, bem como as pontes sobre o rio, tornam esta praça num local de beleza ímpar.

Faz parte do Centro Histórico do Porto, Património Mundial da UNESCO, desde 1991, e é uma zona muito frequentada por turistas e um local de concentração de bares e restaurantes.

A Ribeira é o postal ilustrado do Porto e uma das zonas mais visitadas da cidade.

(Visited 157 times, 1 visits today)
31 Outubro, 2021 /
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
No images found!
Try some other hashtag or username
Subscreva a nossa newsletter!