A fonte do Jardim do Marquês já esteve na Praça D. João I?

A fonte do Jardim do Marquês já esteve na Praça D. João I?

 

A fonte que está no Jardim do Marquês tem já uma longa história. Foi colocada neste local em 2006, depois das obras de requalificação do jardim, mas durante décadas iluminou, literalmente, a Praça D. João I.

A Praça D. João I só foi inaugurada em nos anos 40 e com uma aura de grande modernidade, graças aos dois edifícios bastante altos que a ladeavam e que ainda existem. Um deles era, à época da construção o edifício mais alto do país. Fazendo a ligação entre a Rua Passos Manuel e a Avenida dos Aliados, esta nova praça, construída onde antes existiam outros edifícios, viria a receber elementos decorativos marcantes: as esculturas de bronze “Os Corcéis”, que ainda lá estão, e a fonte luminosa, que entretanto mudou de local e que está agora no Marquês, embora desprovida de alguns dos seus elementos originais.

A fonte estava colocada no centro da praça e, para além de ter no fundo o desenho da roda dos ventos, iluminava-se durante a noite. Estava instalada numa pequena rotunda, com calçada portuguesa e arbustos. Naquela altura, os carros e autocarros circulavam na praça e existiam cafés e outros estabelecimentos comerciais no local onde hoje estão as entradas para o parque de estacionamento. A imponente fonte foi mandada construir pelo proprietário de uma importante agência imobiliária.

(Visited 9 times, 1 visits today)
25 Março, 2020 / ,
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • Rio Lea naturephotography nature naturezalovers riosdeportugal rios riolea heyporto heyporto
  • porto heyporto heyporto portobridgeclimb bridgesofourworld bridgesofinstagram bridgeporto arrabidabridge arrbidabridgebynight arrabidabridgeclimb
  • Silhouette        descubraporto superporto
  • Even the plants are quarantined
  • How I miss getting lost in these small streets
  •  Vestir bem  barato s aqui
Subscreva a nossa newsletter!