A estação de metro que é um museu

A estação de metro que é um museu

A estação de metro do Campo 24 de Agosto guarda um verdadeiro tesouro: as ruínas de um reservatório de água que ali existia.

Além de ter sido projetada pelo conceituado arquiteto português Souto Moura, esta estação no centro da cidade tem outro motivo de interesse, albergando os vestígios arqueológicos de um reservatório que abastecia a fonte que existia neste local. No século XIX, a ribeira que ali corria foi soterrada, bem como a ponte que a atravessava. Com o passar do tempo e a urbanização da zona envolvente – que anteriormente era sobretudo rural -, a memória desse passado ficou esquecida, até que o progresso recuperou essa memória.

Aquando da construção da estação de metropolitano, no início deste século, foi descoberto o que restava do antigo reservatório, bem como alguns objetos, incluindo solas de sapato, cerâmica portuguesa, vidro italiano ou porcelana chinesa. Para preservar essas memórias, as ruínas foram desmontadas e depois reconstruidas no local onde hoje podem ser visitadas, acompanhadas de explicações que contextualizam a importância destes vestígios.

(Visited 24 times, 1 visits today)
14 Setembro, 2018 / ,
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • Mais um dos nossos restaurantes favoritos casadepastodapalmeira Com uma pequena
  • Conhecemos o Santo Burga de Lea da Palmeira por referncia
  • Em Lisboa Ahoy  um dos cafs mais populares da
  • Primeira receita publicada chefeporacaso heyporto top sucesso delicious cooking wwwheyportocom
  • A street food de Taiwan est no Baos! Os pezinhos
  • O nosso bacalhau escondido  Cerva Uma das nossas especialidades
Subscreva a nossa newsletter!