Uma amizade de séculos

Uma amizade de séculos

Uma amizade de séculos

É bem conhecida a influência dos ingleses na cidade por via do Vinho do Porto, mas a relação entre portuenses e britânicos é muito mais antiga.

O primeiro contacto terá acontecido em junho de 1147, quando os cruzados ingleses que se dirigiam à Terra Santa ficaram 11 dias no Porto à espera das forças comandadas pelo conde de Areschot e por Cristiano de Gistell, que se tinham separado da armada devido a um temporal. O primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques, ao saber deste facto, procurou estabelecer um acordo com os seus chefes, convencendo-os a ajudar na conquista de Lisboa aos mouros.

O relacionamento intensificou-se durante a Idade Média, com o estabelecimento de relações comerciais. Panos, vinho, madeira, peles e pescado eram os produtos transacionados entre os dois países.

A 2 de fevereiro de 1367 a Sé do Porto foi palco do casamento entre D. João I e D. Filipa de Lencastre, uma união que teve como contrapartida o apoio dos britânicos na luta com Castela.  Em 1642, dois anos após a restauração da independência de Portugal, o Porto recebe o primeiro cônsul britânico, Nicholas Comerforde

14 Março, 2017 /
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • HeyPorto Rabelos Rio Douro
  • HeyPorto PalaciodeCristal
  • HeyPorto PalacioDaBolsa
  • Living room details restored XIX century boat sofa bed t1boavistaapartmenthellip
  • heyporto peephole architecture concrete tidalswimmingpool
  • heyporto lisbon firstday
Subscreva a nossa newsletter!