O clube das “camisolas esquisitas”

O clube das “camisolas esquisitas”

Campeão português em 2000/01, o Boavista tem uma história de mais de 100 anos. Fundado por britânicos, chamou a atenção nos anos 90. O equipamento axadrezado levou a que ficasse conhecido em Itália como “o clube das camisolas esquisitas”.

Os ingleses, que devido aos negócios do Vinho do Porto tinham uma grande comunidade na cidade, introduziram o futebol no Porto. O The Boavista Footballers foi fundado em 1903, mas poucos anos depois, um desentendimento quanto aos dias em que se deveriam disputar os jogos – os portugueses preferiam o domingo, os britânicos queriam jogar ao sábado – fez com que os súbditos de Sua Majestade deixassem o clube.

Já como Boavista Futebol Clube, teve um grande crescimento ao longo das décadas seguintes. O ponto alto seria a conquista do campeonato português em 2000/01, mas a participação nas provas europeias já acontecia há alguns anos. E foi em 1991/92 que, durante uma eliminatória da Taça UEFA com o Inter de Milão, surgiu a alcunha de “clube das camisolas esquisitas”, numa referência ao equipamento preto e branco axadrezado.

O Estádio do Bessa, remodelado para o Euro 2004, tem um museu com a história do clube, um passeio da fama e duas esculturas da autoria de José Rodrigues em que a pantera, símbolo do clube, está em destaque.

11 Março, 2017 /
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • Autumn is coming heyporto porto citypark autumn
  • Lapas Church heyporto porto lapa church
  • Assistant  Hey! Porto  Periodically  Clrigos tower heyportohellip
  • Assistant  Hey! Porto  Periodically  Passeio das Virtudeshellip
  • What to do in Porto with hot weather? Go tohellip
  • Assistant  Hey! Porto  Periodically  Take a deephellip
Subscreva a nossa newsletter!