Rua da Picaria 

Rua da Picaria 

Começou por estar ligada aos cavalos, já foi uma rua procurada por quem queria comprar móveis e atualmente é um local cosmopolita, onde é possível encontrar restaurantes com gastronomias de todo o mundo.

A designação de picaria parece ser anterior à própria rua e pode indicar que naquele local, ou nas imediações, existiu um picadeiro. A rua só começou a ser planeada no século XVIII, numa altura em que esta zona da cidade, ainda bastante rural, foi urbanizada e modernizada.

Pavimentada em finais dos anos 30, esta rua foi, durante décadas, ocupada por marceneiros e pequenas lojas de móveis. Na ausência de montras, os passeios estreitos eram muitas vezes ocupados por pequenas estantes e bancos de madeira. Era também nestes marceneiros que se faziam caixas de pinho usadas pelos portugueses que, nos séculos XIX e XX, emigravam para o Brasil em busca de trabalho e riqueza.

Aquela zona tem também tradição na animação noturna, tendo existido por ali dois cabarets famosos. A abertura da Rua de Ceuta, já no século XX, levou a que algumas casas nas imediações fossem demolidas. A Travessa da Picaria desapareceu, mas a rua manteve-se até aos dias de hoje.

Atualmente, a Rua da Picaria é um dos locais mais animados do Porto, dada a grande diversidade de restaurantes e diferentes opções gastronómicas.

Curiosidades:

A Anglo Portuguese Telephone Company instalou-se na Rua da Picaria e construiu ali um edifício que ainda hoje pertence a uma empresa de comunicações.  As cabines telefónicas vermelhas, que ainda existem em algumas ruas do Porto, são um vestígio desta empresa luso-britânica.

No número 49 cresceu Francisco Sá Carneiro, Primeiro-Ministro de Portugal falecido em 1980.Do outro lado da rua tinha o seu escritório de advocacia.

Na esquina da Rua da Picaria com a Rua de Ceuta existiu em tempos o Tribunal onde o escritor Camilo Castelo Branco foi julgado pelo crime de adultério. A sua relação com Ana Plácido, mulher de um próspero comerciante, chocou a sociedade portuense do século XIX.

(Visited 54 times, 1 visits today)
20 Julho, 2018 /
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • Casa da Msica porto heyporto oporto oportoportugal casadamusica casadamusicaporto pretoebrancofotografia
  • Outono no Porto outono portoportugal porto heyporto arvores trees tree
  • Outono no Miradouro de Santa Catarina outono porto lordelodoouro heyporto
  • O Douro o guindastee o nevoeiro! porto portugal pretoebrancofotografia pretoebrancoemfoto
  • A Irmandade da Lapa e a magia do natal no
  • Miradouro de Santa Catarina lordelodoouro pretoebrancofotografia pretoebrancolovers pretoebrancofoto portugallovers portugalplaces
Subscreva a nossa newsletter!