Vasco Graça Moura

Vasco Graça Moura

Escritor, poeta e tradutor, Vasco Graça Moura foi uma das figuras mais marcantes da vida cultural portuguesa mais recente. Licenciado em Direito, fez das Letras a sua grande paixão, mas teve igualmente uma grande intervenção na política.

Nascido na Foz do Douro, no Porto, em 3 de janeiro de 1942, Vasco Graça Moura ainda terá sentido o apelo das Belas Artes, mas acabou por seguir o curso de Direito que era, aliás, uma tradição na sua família.

A primeira obra que publicou foi Modo Mudando, em 1963. Ao longo da sua vida, foi autor de mais de 100 obras, entre poemas, romances ou ensaios. Destacar-se-ia também na tradução, dedicando-se a autores como Rilke, Shakespeare ou Dante. A tradução de “A Divina Comédia” valeu-lhe mesmo a Medalha de Ouro da Cidade de Florença (Itália). A esta distinção junta também condecorações recebidas no Brasil e as mais prestigiadas condecorações atribuídas em Portugal.

Entre os vários prémios recebidos destacam-se o Prémio Pessoa (1995), o Prémio Internacional “La cultura del mar”, em Itália  (2002), a Coroa de Ouro do Struga Poetry Evenings (Macedónia, 2004) ou o Prémio Vergílio Ferreira (2007).

Para além de uma vasta carreira literária, Vasco Graça Moura destacou-se também na política: integrou, enquanto Secretário de Estado, dois governos. Foi diretor de programas da televisão pública portuguesa (RTP) em 1978 e nesse ano passou também a administrar a parte editorial da Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Entre 1988 e 1995 foi presidente da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e comissário-geral de Portugal para a Exposição Universal de Sevilha (1988-1992).

Em 1999, foi eleito deputado ao Parlamento Europeu, cargo que viria a exercer durante dez anos. Em 2012 foi nomeado para a presidência da Fundação Centro Cultural de Belém. Morreu em Lisboa a 27 de abril de 2014.

(Visited 49 times, 1 visits today)
6 Junho, 2018 /
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • Conhecemos o Santo Burga de Lea da Palmeira por referncia
  • O nosso bacalhau escondido  Cerva Uma das nossas especialidades
  • Mais um dos nossos restaurantes favoritos casadepastodapalmeira Com uma pequena
  • A street food de Taiwan est no Baos! Os pezinhos
  • Em Lisboa Ahoy  um dos cafs mais populares da
  • Primeira receita publicada chefeporacaso heyporto top sucesso delicious cooking wwwheyportocom
Subscreva a nossa newsletter!