Santa Clara

Santa Clara

A santa que veio de Roma

Nasceu no Império Romano, mas é no Porto, mais propriamente na Igreja do Bonfim, que esta santa é venerada. As festas em sua honra decorrem em setembro.

Filha de pais pagãos, Santa Clara ficou impressionada com o sofrimento dos cristãos nas arenas de Roma e converteu-se ao cristianismo. Perseguida pelos imperadores romanos, morreu como mártir. Inicialmente foi sepultada nas catacumbas de São Calisto mas, no século XVIII, um cardeal pediu ao Papa para expor as relíquias da Santa. José Teixeira, um pintor portuense, pediu ao cardeal para que a santa fosse trazida para o Porto.

Em 1779 o seu corpo foi trazido de navio para Portugal e, apesar de o barco ter sido apanhado numa grande tempestade, a tripulação e a embarcação nada sofreram. Em Saragoça e em Lisboa os bispos e padres terão tentado ficar com a santa, mas esta acabou por vir mesmo no Porto. Inicialmente ficou na Igreja de Nossa Senhora do Terço e Caridade do Porto, mas no primeiro domingo de setembro de 1803 Santa Clara foi trasladada para a Igreja do Bonfim. É a santa protetora dos marinheiros, mães com dores de parto e das crianças com problemas de fala.

A festa em honra da Virgem e Mártir Santa Clara é uma das maiores da cidade e decorre sempre no primeiro fim de semana de setembro.

(Visited 2.498 times, 1 visits today)
17 Outubro, 2017 /
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
No images found!
Try some other hashtag or username
Subscreva a nossa newsletter!