Rui Veloso

Rui Veloso

O pai do rock português

Uma carreira com 37 anos, 25 álbuns editados, mais de um milhão de discos vendidos. Chamam-lhe o pai do rock português, porque foi com o seu primeiro álbum, lançado em 1980, que o rock nacional nasceu e cresceu, conquistando o grande público.

Rui Veloso nasceu em Lisboa em 1957, mas quando tinha apenas três meses de idade a família mudou-se para o Porto e foi aqui que começou a tocar harmónica, com apenas 6 anos. Os blues foram a sua primeira paixão e Eric Clapton, Bob Dylan e B.B. King as suas maiores influências. Ainda adolescente, formou uma banda e começou a compor música. Em 1976 conheceu Carlos Tê, o autor das letras da maior parte dos seus temas. Fez algumas gravações mais ou menos artesanais de temas inéditos e um dia, sem que ele soubesse, a mãe enviou as cassetes para uma editora portuguesa, que o desafiou a cantar em Português. É lançado em 1980 “Ar de Rock”, um álbum com uma sonoridade pioneira, que obtém grande sucesso junto do público e da crítica.

Seria apenas o início de uma carreira cheia de sucessos. Rui Veloso tem conquistado, ao longo das últimas décadas, um lugar de destaque na música portuguesa e o reconhecimento internacional que lhe permitiu, por exemplo, tocar ao lado de B.B. King, em 1990. Nesse mesmo ano, atuou para 12 mil pessoas no Pavilhão do Dramático, em Cascais, um feito nunca antes alcançado por qualquer artista português.

No ano seguinte atuou na primeira parte do concerto de Paul Simon, perante mais de 50 mil pessoas.

Para além de ter já realizado muitos concertos fora do país e de ter editado álbuns noutros países, Rui Veloso tem participado em vários projetos com outros músicos portugueses.

 

(Visited 459 times, 1 visits today)
26 Junho, 2017 /
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
No images found!
Try some other hashtag or username
Subscreva a nossa newsletter!