Rua Senhora da Luz

Rua Senhora da Luz

O verdadeiro espírito da Foz

O nome desta rua tem origem numa antiga ermida, dedicada a Nossa Senhora da Luz. É uma das ruas mais tradicionais da Foz, com lojas que existem há décadas e que foram passando entre gerações da mesma família.

A zona da Foz esteve durante largos séculos afastada do centro urbano da cidade. Começou por ser uma zona piscatória e no início do século XIX teria apenas cerca de 3000 habitantes. Em 1834 até chegou a ser um concelho independente, uma situação que durou pouco mais de um ano. Na verdade, e até ao aparecimento dos elétricos puxados por cavalos, o percurso entre o Porto e a Foz era feito a pé ou numa carroça puxada por bois e poderia durar cerca de oito horas.

A mudança de hábitos e a moda dos banhos de mar como atividade de lazer, benéfica para a saúde, fez com que esta zona da cidade se desenvolvesse, ganhando novos acessos e recebendo cada vez mais visitantes. No entanto, em 1866, a Foz começava em Sobreiras e terminava justamente na Rua da Senhora da Luz. Foi nessa altura que começou a construção de uma estrada junto ao mar, que fazia a ligação a Matosinhos.

Aos poucos, foram sendo construídas novas avenidas na Foz, mas esta rua manteve sempre o seu cariz mais tradicional, reunindo, em poucas centenas de metros, uma grande variedade de estabelecimentos comerciais e mantendo um espírito de vizinhança.

O Farol de Nossa Senhora da Luz

Foi construído por ordem do Marquês de Pombal, em 1758, num lugar elevado, junto à Ermida de Nossa Senhora da Luz. A localização foi escolhida de forma a que o farol fosse facilmente avistado a partir do mar. Foi modernizado no princípio do século XX (1913), mas com a construção do molhe de Felgueira, em 1945, perdeu utilidade. Foi, durante muito tempo, a única construção naquele local, já que as habitações só surgiram bastante mais tarde.

A primitiva ermida já não existe, mas a imagem da Senhora da Luz foi trasladada para a igreja paroquial da Foz do Douro, onde ainda hoje é venerada.

A atual capela de Nossa Senhora da Luz de Gondarém foi, até meados do século XX, ponto de partida de uma procissão bastante importante.

 

 

 

(Visited 1.121 times, 3 visits today)
10 Julho, 2017 /
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
No images found!
Try some other hashtag or username
Subscreva a nossa newsletter!