O Porto já recebeu a Fórmula 1?

O Porto já recebeu a Fórmula 1?

Em 1958 e 1960 os melhores pilotos do mundo correram no Porto. O circuito urbano da Boavista atraiu centenas de milhares de pessoas.

A 24 de agosto de 1958 a Fórmula 1 fez a sua estreia em Portugal, trazendo, entre outros, nomes como Stirling Moss, Mike Hawthorn, Jack Brabham, Graham Hill e a primeira mulher a pilotar um Fórmula 1 – Maria Teresa de Filippis. Numa corrida a que terão assistido mais de 100 mil pessoas, Stirling Moss acabou por vencer. Moss e Hawthorn lutavam pelo título, mas protagonizaram um grande momento de fair-play: na saída de Antunes Guimarães,  Hawthorn falhou a travagem e não conseguiu pôr o seu Ferrari a trabalhar. Tentou empurrá-lo no sentido do Circuito, mas como o percurso era a subir, virou o carro ao contrário e, graças à inclinação, conseguiu finalmente pôr o carro a funcionar. Os Comissários Desportivos investigaram a possibilidade de ter havido uma violação do regulamento, mas Stirling Moss testemunhou dizendo que Hawthorn empurrara o Ferrari fora da pista. Um gesto de desportivismo muito importante: Hawthorn acabou por vencer o Campeonato do Mundo, com um ponto de vantagem sobre Moss.

Em 1960, a Fórmula 1 regressou ao Porto e ao Circuito da Boavista. Jack Brabham obteve a quinta vitória nesse ano, conquistando assim antecipadamente o seu segundo título mundial.

 

(Visited 101 times, 1 visits today)
17 Outubro, 2017 /
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • Pas de perdant
  • Parque Oriental porto portugalphotos portugallovers oportolovers oportoblog oportoportugal oportoencata turismodeportugal
  • Usufruindo das vistas do Miradouro de Santa Catarina porto portoportugal
  • portolovers portoportugal portoencanta portoelindo visitporto turistas oporto oportolovers oportoportugal oportoencanta
  • Douro Marina em dia de nevoeiro porto portugal portugalplaces portugalovers
Subscreva a nossa newsletter!