Hélder Pacheco

Hélder Pacheco

O contador das histórias do Porto

Estudioso da História da cidade, publicou dezenas de livros e centenas de artigos sobre o Porto. Conhece como poucos os segredos da cidade e a alma dos portuenses.

Nascido na antiga Rua do Correio, na freguesia da Vitória, Hélder Pacheco é, desde criança, um apaixonado pela cidade. O avô levava-o ao antigo Palácio de Cristal (que desapareceu nos anos 50); com o pai, adepto de vários desportos, acompanhava os eventos desportivos que decorriam no Académico, no Parque das Camélias ou no Parque do Fluvial.

Às memórias de infância juntou largos anos de estudo, que fizeram dele um dos maiores especialistas na História da Cidade. Para além de várias obras sobre a história e personagens do Porto, estudou também, por exemplo, os hospitais da cidade, a festa de São João, os tascos ou os elétricos. Mas, mais do que relatar factos e histórias, Hélder Pacheco põe nos textos que escreve toda a sua paixão pela cidade, partilhando também a sua opinião e a sua visão sobre o que é o Porto e o que é ser portuense.

Um percurso que pode parecer surpreendente, tendo em conta que estudou Belas Artes. Mais tarde, estudaria também Ciências Pedagógicas e História, tendo passado pelas universidades do Porto e de Coimbra. Como estudante e investigador aprofundou fora de Portugal os seus conhecimentos nas áreas da Educação e Património Cultural. Colabora com jornais e revistas, já teve programas de rádio e participou em conferências em Portugal e no estrangeiro.

Desde os anos 70 que tem tido uma intensa atividade cívica, integrando comissões e entidades nas áreas da Educação e do Património. O seu trabalho tem sido reconhecido com vários prémios, incluindo a Medalha de Mérito – Grau Ouro – da Câmara  Municipal do Porto (1988). É também sócio honorário de diversas coletividades da cidade.

 

(Visited 263 times, 1 visits today)
10 Julho, 2017 /
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
No images found!
Try some other hashtag or username
Subscreva a nossa newsletter!