Cedofeita: uma rua com muitas vidas

Cedofeita: uma rua com muitas vidas

Foi uma das marcas da renovação urbana no século XVIII e um dos pontos de partida para o renascimento da Baixa, já no século XXI. Uma grande parte desta rua é pedonal, o que a torna perfeita para compras, passeios e para uma refeição tranquila.

As origens de Cedofeita parecem remontar ao século VI e à Igreja de São Martinho de Cedofeita. No entanto, estando afastada das muralhas medievais e da zona ribeirinha, só viria a desenvolver-se plenamente no século XVIII. Nessa altura, e perante o crescimento da cidade em termos económicos e demográficos, tornou-se importante fazer a ligação entre a parte portuária e a zona alta. A Rua de Cedofeita era então conhecida como Rua da Estrada e foi um dos pilares dos planos de urbanização que então foram delineados.

Começaram então a ser construídas as casas que ainda hoje existem: edifícios com dois a quatro andares, com varandas nos pisos superiores e montras voltadas para a rua. O elétrico chegou a passar nesta rua, célebre pelas lojas, como o extinto Bazar dos Três Vinténs (a placa ainda existe).

Apesar de ter sido “esquecida” durante algum tempo, Cedofeita tornou-se, nos últimos anos, um dos pontos centrais de nova vida da Baixa do Porto, tirando partido da proximidade de locais como a Rua Miguel Bombarda ou a Praça Carlos Alberto.

Curiosidades:

No n.º 395 desta rua terá vivido o rei D. Pedro, durante o cerco do Porto, em que as tropas liberais, lideradas por D. Pedro, estiveram cercadas pelos apoiantes do seu irmão, D. Miguel.

No número º 159 habitou Carolina Michaelis, uma ilustre crítica literária e escritora, que foi a primeira mulher a dar aulas numa universidade portuguesa

A Rua de Cedofeita tem 840 metros de extensão: começa na Praça Carlos Alberto e termina na Rua da Boavista.

A escritora portuense Agustina Bessa-Luís dizia que a Rua de Cedofeita era “a mais bonita” do Porto.

Na primeira década deste século, chegou a existir um projeto para que a Rua de Cedofeita passasse a ter uma cobertura em vidro

(Visited 609 times, 1 visits today)
23 Abril, 2017 / , ,
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • A Cantareira  local de passagem de muitos caminheiroscaminhodesantiago caminheiros
  • Vitral da igreja do Cristo Rei porto igrejasdeportugal igrejaspelomundo igrejasecapelas
  • Vero na Fozporto portolovers portoenorte portoblog porto fozdodouro portofoz lovefoz
  • Uma resistente do comrcio tradicional da Invictaporto portoblog portoenorte portoencanta
  • azulejos azulejosportugueses azulejoportugus azulejosantigos tiles tileslover oldtiles tilesportuguese heyporto
  • Na Mercearia Cerdeira ainda  assimporto portoblog portoencanta portoantigo lojasantigasportugal
Subscreva a nossa newsletter!