As praias do Porto

As praias do Porto

Os dias de sol e de calor convidam a uma ida à praia e no Porto não é preciso ir muito longe para encontrar um lugar tranquilo à beira-mar para apanhar sol, passear, saborear um deliciosa refeição ou uma bebida fresca.

Ter praia na cidade é um sonho fácil de concretizar para quem está no Porto. Conheça as nove praias com Bandeira Azul onde pode desfrutar do Verão sem abdicar da vida na cidade.

Praia do Ourigo – A tradição dos banhos na Praia do Ourigo já remonta ao século XVI, quando se acreditava que estas águas curavam doenças.

Praia do Homem do Leme – Ideal para quem tem crianças, já que dispõe de dois parques infantis. É uma praia rochosa, com um areal de 374 metros. O nome vem da estátua de bronze, colocada na Avenida de Montevideu, que presta homenagem aos pescadores.

Praia do Carneiro – Tem um areal extenso e já é bastante frequentada desde o século XIX. Há alguns séculos aquela era uma zona de pastoreio. Diz a lenda popular que foi ali que um desses carneiros se perdeu do rebanho. A imagem do carneiro ficou eternizada em cima do Chalé Suíço (um quiosque que ainda hoje existe na Rua do Passeio Alegre).

Praia das Pastoras – O areal é delimitado por dois molhes, o que a protege do vento. É neste local que o Rio Douro desagua no Oceano Atlântico. Tem este nome porque era costume as pastoras trazerem aqui os seus carneiros a pastar as ervas e a maresia.

Praia de Gondarém – Praia com 115 metros de extensão. O nome desta praia deriva do Latim e significa algo como “descanso na batalha”. Tem um paredão de pedra que é encoberto para preia-mar, tornando-a mais segura para crianças.

Praia do Molhe – Tem uma extensão de 168 metros e deve o seu nome à estrutura costeira, semelhante a um pontão, que avança para o mar e que delimita a zona de banhos. A paisagem é embelezada pela Pérgola da Foz, uma balaustrada de cimento construída nos anos 30 que funciona como um miradouro privilegiado sobre o mar. A escadaria e a zona envolvente fazem com que seja uma das praias mais bonitas do Porto.

Praia dos Ingleses – Tal como o nome indica, era a praia preferida pela comunidade britânica do Porto. Tem um areal com 86 metros de areal, uma zona de declives bastante suaves e areia fina.

Praia da Luz – Um pequeno areal enquadrado por rochas e por uma zona ajardinada na Avenida do Brasil. Quando a maré está baixa podem ver-se dois pontões de apoio aos banhos do século XIX.

Praia do Castelo do Queijo – Situada junto ao Castelo do Queijo. É uma zona rochosa, bastante procurada por pescadores e por pessoas que procuram aproveitar as propriedades medicinais das rochas.

 

 

(Visited 349 times, 1 visits today)
10 Julho, 2017 /
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • pretoebranco lordelodoouro porto portoportugal portoencanta portolove portolovers oportolovers oporto oportocity
  • O Ouro da minha infncia j no  o mesmoporto
  • Depois da Leslieporto fozdodouro ilovefoz porto portoportugal porto portoencanta iloveporto
  • Lordelo do Ouro porto lordelodoouro portolovers portoportugal turismodeportugal portoencanta portolovers
  • Foise a Leslievieram os barcosporto riodouro riodouroportugal riodourolovers riodouro vela
  • Outono no Miradouroporto lordelodoouro oportolovers oporto oportocity oportoencanta oportoportugal oportoblog
Subscreva a nossa newsletter!