(EN) A 17 kilometers road

(EN) A 17 kilometers road

A Circunvalação servia para cobrar impostos?

A estrada que contorna o Porto tem 17 quilómetros de extensão, entre a zona de Campanhã e o mar. Terá sido construída com base num traçado militar e chegou a ter 13 locais destinados a cobrar impostos sobre os bens que entravam no Porto.

A construção da Estrada da Circunvalação (Estrada Nacional 12) começou em 1889 e teve como origem um traçado militar, já que existiam fossos com 2 a 3 metros de profundidade no local onde está agora a placa central.

O seu principal objetivo era fiscalizar os bens que entravam na cidade por via terrestre, cobrando os respetivos impostos. Ao longo da estrada existiam 13 pequenos edifícios (Esteiro, Freixo, Campanhã, São Roque, Rebordões, Areosa, Azenha, Amial, Monte dos Burgos, Senhora da Hora, Pereiro, Vilarinha e Castelo do Queijo) em que os funcionários da Coroa, do Bispado e do Município cobravam as respetivas taxas. Por exemplo, o “Real da Água”, um imposto extinto em 1922, incidia sobre a carne, bebidas alcoólicas, arroz, vinagre e azeite. As receitas destinavam-se a arranjar canos, fontes e aquedutos que forneciam água às populações. Em 1943 foram suprimidos todos os impostos municipais indiretos.

Muitos destes postos de cobrança foram entretanto demolidos, mas alguns ainda resistem.

 

8 Maio, 2017 /
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • HeyPorto
  • Living room details restored XIX century boat sofa bed t1boavistaapartmenthellip
  • heyporto peephole architecture concrete tidalswimmingpool
  • HeyPorto PalaciodeCristal
  • HeyPorto PalacioDaBolsa
  • HeyPorto Rabelos Rio Douro
Subscreva a nossa newsletter!