Avenida Rodrigues de Freitas

Avenida Rodrigues de Freitas

Um passeio pela história do Porto

 

Uma extensa avenida cheia de histórias e edifícios históricos, é também um dos locais mais palpitantes da nova dinâmica da cidade. Vale a pena percorrer esta avenida e descobrir uma artéria onde a tradição e a inovação convivem harmoniosamente.

Se o ponto de partida for a Rua de Entreparedes, verá, desde logo, como antigos edifícios foram convertidos em locais aprazíveis para petiscar ou para relaxar. À esquerda, o Jardim de São Lázaro, o primeiro jardim público da cidade, é também um local para descobrir obras de escultura e árvores centenárias. Do outro lado da rua, o edifício do Colégio de Nossa Senhora da Boa Esperança destaca-se pela sua traça arquitetónica. Criado em 1724, começou por ser um local de acolhimento de meninas órfãs, passando, na segunda metade do século XX, a colégio privado. Ao lado, uma igreja cuja autoria é atribuída a Nicolau Nasoni, construída num local que serviu como hospital para pessoas infetadas com lepra.

Um pouco mais à frente, destaca-se o edifício da Biblioteca Municipal, instalado num antigo Hospital do Convento de Santo António da Cidade, um edifício do século XVIII. Para além do seu riquíssimo espólio bibliográfico e documental, tem um elevado interesse arquitetónico, onde sobressaem os claustros e os azulejos retirados de vários conventos e mosteiros.

Ao perc orrer esta avenida descobrirá também lojas tradicionais e alguns marmoristas; a proximidade desta avenida ao Cemitério do Prado do Repouso levou a que aí se tivessem instalado vários negócios onde se fabricam as lápides e esculturas que ornamentam os túmulos.

Neste passeio vai reparar também no edifício da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, que foi instalada na primeira metade do século XX num antigo palacete que pertenceu a um comerciante que fez fortuna no Brasil. No interior estão obras de alguns dos seus mais notáveis alunos, como Soares dos Reis. A existência desta faculdade criou um certo ambiente boémio nesta zona da cidade, já que os estudantes frequentam os cafés e as lojas desta área.

Em frente, o Palacete do Visconde da Gândara é outro exemplo da importância que esta rua teve em épocas passadas. A arquitetura das casas de habitação merece uma atenção pormenorizada: são casas com vários andares, com imponentes escadarias interiores e claraboias; muitas delas possuem, na parte de trás, áreas ajardinadas com fontes, lagos e estufas. As casas nos números 192, 194, 200 e 204 estão mesmo classificadas como imóveis de interesse público.

A avenida termina no Largo Soares dos Reis, que tem também dois pontos de interesse: para além do histórico cemitério do Prado do Repouso, destaca-se o Museu Militar, que anteriormente acolhia uma prisão destinada a presos políticos.

8 Maio, 2017 /
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • porto heyporto
  • Hey dont let the rain stop you! Get our umbrellahellip
  • Our french friends sent us a picture of them readinghellip
  • heyporto porto portugal
  • Jardim Tefilo de Braga better knwown as Praa da Repblicahellip
  • Always next to you heyporto porto newspaper citynews
Subscreva a nossa newsletter!