As origens do Cinema Batalha

As origens do Cinema Batalha

Inaugurado em 1947, o Cinema Batalha já teve várias vidas. Reabrirá em 2018 como Casa do Cinema. Conheça um pouco da sua história.

No local onde existe hoje o Cinema Batalha, existiu, até aos anos 40, o High Life, que viria a ser demolido para dar lugar a um edifício mais moderno. A inauguração aconteceu a 3 de julho de 1948, com uma programação dedicada ao cinema francês.

São desta fase os frescos de Júlio Pomar, retratando a festa de São João. Uma obra que viria a ser imediatamente coberta, já que o então presidente da Câmara os considerou como “expressão de ideias comunistas”. Outros aspetos da decoração do cinema foram também “censurados”. Recorde-se que Portugal vivia então numa ditadura e que o pintor chegou mesmo a ser preso pela polícia política. Os frescos devem ser agora recuperados, aquando da reabertura do espaço.

O Batalha viveu uma época dourada entre os anos 50 e 70, altura em que a Baixa do Porto tinha vários cinemas com programação constante. Pelos seus ecrãs passavam as fitas mais comerciais, enquanto a Sala Bebé, mais pequena, recebia sobretudo um público mais cinéfilo. No final dos anos 90, o cinema perdeu público e acabou por fechar. Reabriu na primeira década deste século, como sala de espetáculos, mas acabou por fechar novamente as portas.

Fonte: O Tripeiro, 7ª série, Ano XXV Número 2

8 Maio, 2017 /
Comments

Comments are closed here.

Publicidade
 Instagram #heyporto
  • Living room details restored XIX century boat sofa bed t1boavistaapartmenthellip
  • heyporto peephole architecture concrete tidalswimmingpool
  • HeyPorto PalaciodeCristal
  • HeyPorto PalacioDaBolsa
  • HeyPorto Rabelos Rio Douro
  • heyporto lisbon firstday
Subscreva a nossa newsletter!